Reduzir o desperdício e permitir a reciclagem – Ecolean rumo à circularidade

Comunicados à imprensa - quarta-feira, 3 de novembro de 2021

A Ecolean está trabalhando para otimizar todo o ciclo de vida das matérias-primas que usa em suas embalagens, desde a produção até a reciclagem de embalagens em fim de vida útil, de modo a permitir o uso circular de recursos.

“Temos uma perspectiva de ciclo de vida sobre as matérias-primas que usamos”, diz Anna Palminger, Diretora de Sustentabilidade. “Isso passa por produzir embalagens eficientes em termos de recursos e ajudar nossos clientes a usar menos material de embalagem até promover a reciclagem de nossas embalagens pelo consumidor.”

Zero resíduos em aterros sanitários a partir de nossas fábricas

As operações da Ecolean não enviaram resíduos para aterros sanitários em 2020. 97% dos resíduos produzidos em suas fábricas foram enviados para reciclagem, 2% foram tratados como resíduos perigosos e 1% por cento foi enviado para recuperação de energia.

“Durante 2020, nossas fábricas de produção de embalagens se concentraram em reduzir o desperdício de produção por meio de melhorias contínuas e padronização do trabalho”, diz Palminger. “Essa estratégia melhorou os nossos processos. Além disso, estamos fazendo melhorias adicionais em 2021.”

Parceria na reciclagem

Uma vez que existem muitos países sem sistemas de coleta de embalagens plásticas e aproximadamente 2 bilhões de pessoas em todo o mundo[i] sem acesso à gestão de resíduos em geral, melhorar a gestão de resíduos e a infraestrutura de reciclagem é uma prioridade. Ao interagir e compartilhar conhecimento com a indústria de reciclagem e com projetos de reciclagem dedicados, a Ecolean aumenta as oportunidades de reciclagem de suas embalagens.

A Ecolean é membro de iniciativas como o projeto europeu CEFLEX (uma economia circular para embalagens flexíveis) e Collect & Recycle (CoRe) no Paquistão, para permitir a reciclagem de embalagens Ecolean em vários mercados.

“A reciclagem é essencial para o uso sustentável das embalagens e é uma grande prioridade para o nosso negócio”, diz Anna Palminger. “Projetamos nossas embalagens para garantir que são fáceis de separar e reciclar, lançaremos uma nova linha de embalagens projetada para facilitar a reciclagem até 2025 (o mais tardar) e apoiamos esquemas e projetos de reciclagem locais – tudo para aumentar a reciclabilidade de nossas embalagens.”

Rumo à circularidade

“A circularidade, ou seja, o processo que garante a reutilização contínua de recursos sem desperdício, é nosso objetivo visionário daqui para frente”, diz Peter L Nilsson, CEO do Grupo Ecolean. “Progredimos em nossas próprias operações e por meio de parcerias de reciclagem em todo o mundo, mas ainda há muito a fazer. Para que as embalagens de alimentos usem material de embalagem reciclado, o que atualmente é dificultado pelas legislações de segurança alimentar, é preciso haver uma mudança nas tecnologias de reciclagem. O desenvolvimento da reciclagem de produtos químicos poderia ser uma resposta para esse desafio. A Ecolean se esforça para contribuir para o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas de modo a impulsionar a reciclagem de embalagens plásticas de alimentos, de todas as formas possíveis, nos próximos anos.”

Leia mais sobre nossa perspectiva de ciclo de vida e iniciativas de reciclagem em nosso Relatório de Sustentabilidade 2020.

Atividades de 2020 rumo à circularidade

Juntamente com o cliente de longo prazo da Ecolean, Mengniu, que está entre as dez maiores empresas de laticínios do mundo, a Ecolean organizou uma série de eventos de conscientização sobre sustentabilidade na China em dezembro de 2020. Criamos um local de coleta temporária para a reciclagem de embalagens Ecolean para enfatizar a conscientização ambiental e a importância da coleta e reciclagem de embalagens.

Projetar pacotes para reciclagem significa que as embalagens são compostas de material que pode ser facilmente separado e reciclado onde houver sistemas de coleta e separação aplicáveis disponíveis. As linhas de embalagens transparentes da Ecolean, tanto a Ecolean ® Air Clear quanto a Ecolean ® Air Aseptic Clear, são certificadas como “Projetadas para Reciclagem”, quando avaliadas pela Suez.circPack ®. A certificação fornece confirmação por terceiros de que as embalagens são recicláveis em mercados específicos com sistemas de reciclagem de plástico misto de poliolefina.

Para baixar imagens de alta resolução, clique aqui

Sobre a Ecolean

A Ecolean desenvolve e fabrica sistemas de embalagem inovadores para a indústria de bebidas, laticínios e alimentos líquidos. As soluções modernas de embalagens leves da Ecolean e as linhas de envase eficientes em recursos oferecem conveniência ao cliente e ao consumidor, além de responsabilidade ambiental. A Ecolean é uma empresa global com sede na Suécia. Fundada em 1996, a empresa tem atividades comerciais em mais de 30 países, sendo a China, o Paquistão, a Rússia e a Europa seus maiores mercados. A Ecolean tem 500 funcionários.

Leia mais em ecolean.com

Para mais informações, entre em contato com:

[i] Perspectiva de gerenciamento global de resíduos da UNEP.